sexta-feira, 8 de abril de 2011
Na área do jogo
( traduzido
da Sailingworld de março 2011, por Steve Hunt)
Na
área de regata
Antes da saída:
Velejadores
de tope sabem que o tempo bem utilizado antes da 1ª saída do dia facilita muito
adquirir boas classificações. Abaixo, a receita de bolo para garantir que vc esta
ajustado no maximo de velocidade e pronto para a regata.
Se vc
regularmente se encontra despreparado ou atrasado para a saída, motive-se e
chegue na área da regata 1 hora antes o aviso de atenção. Quanto mais dados vc
adquirir antes da saída, melhor vc vai se sair.
Uma vez na
área da regata, existem três pontos essenciais em que vc deve se focar:ter
certeza que esta andando rápido, bem regulado para a situação, tentar mapear o
vento, e pesquisar a linha de saída.
Passo 1: Coletar dados do vento
Skip White, técnico de 470, por muitos anos freqüentemente dizia que todo dia
tem diferentes "ondas" de grupos de ajuste. Os melhores saem cedo fazem um contravento antes daqueles meios-de-flotilha chegarem. Se vc quer vencer, vc deve sair cedo e juntar-se ao 1º
grupo. Enquanto veleja no contravento a tripulação fica de olho nos ajustes de
velocidade enquanto o tático tenta sacar
o padrão do vento.
A chave é
olhar pra bussola e determinar a faixa das proas em cada bordo. Por
exemplo, com retranca a esquerda vc pode
estar velejando entre 220 e 240 graus, e
no outro bordo deve estar entre 310 a 330.O vento esta rondando até 20 graus. Vc deve tentar determinar o tempo das
rondadas. Não é uma ciência exata porque o vento varia muito, mas uma vez que
vc sentiu o padrão vai ajudar vc a tomar
decisões fundamentadas durante a regata.
Uma vez que vc sacou o padrão, anote a
direção real do vento encontrando a media de todas suas proas. Nesse caso é 275
graus. O tático deve estar olhando em volta procurando por outros importantes
fatores táticos, como correntes/marés, potencial das rondadas geográficas e variações
das condições de vento na área da regata.
Passo 2: Encontre seus melhores
ajustes
Quando
velejar junto com os demais, compare sua
orça em relação aos outros e velocidade.
Em geral , se vc esta apontando bem mas com pouca velocidade, achate suas
velas. Se vc tiver velocidade mas pouca orça, encha (engorde) as velas e aperte
a valuma, especialmente o grande.Se vc estiver com pouca orça e velocidade,
alguma ou varias coisas estão desajustadas. Certifique-se que seus ajustes estão
de acordo com o padrão da veleria, experimente diferentes regulagens e
procure saber quais são as regulagens
daqueles que estão te vencendo.
Uma vez que o
1º grupo chegou não topo do percurso, é hora dos ventos folgados . Se vc chegou
a conclusão que precisa mudar algo, essa é a hora. Enquanto estiver indo no
popa, teste diferentes ângulos e técnicas
tentando perceber qual a mais veloz para as condições presentes. Quando
vc estiver na metade do popa, comece a procurar pela 2ª onda de barcos testando
o contravento, junte-se a eles. É hora
de testar o que vc observou antes e continue olhando a bussola e olhando em
volta.
De novo de
volta ao curso na 2ª perna, vc vai estar muito mais confortável com sua
velocidade e os padrões do vento. Se estiver num barco de escora , essa pré
regata de ajuste também auxilia seu corpo a ficar aquecido e pronto para a
ação. Os vantagenss de ajustar antes da regata permite vc ganhar confiança na
regulagem e na velocidade, te liberando
para olhar em volta durante a regata.
Velejadores
despreparados desperdiçam muita
energia com a cabeça tentando fazer o
barco andar mais rápido, o resultado é uma tática sofrível.
Passo 3: Pesquisar a linha de saída
Uma vez que
vc velejou duas vezes e coletou dados de proas, correntes e diferenças de
pressão no vento, é hora de dar um tempo. Beber água, comer o lanche e fazer qualquer
ajuste final necessário. É boa hora também de processar as informações colhidas
e começar a fazer seu plano de ação. Se vc chegou na área uma hora antes da
saída, vc deve ter cerca de 15 minutos de folga.Comece monitorar a Comissão de
Regatas, CR.
Assim que a
CR fixar a linha, de volta aos trabalhos. É importante fazer mais pesquisa de
linha do que vc pensa ser necessário. Compreender de verdade a “caixa de
saída”, como os match racers a chamam. A caixa de saída é definida pelos dois
laylines, da bóia e da CR e a linha por delas alinhadas.
Para pegar a
visada da linha, veleje de um ponto do lado deixando a CR pela popa em direção
a bóia vc procura o seu ponto em terra,
um prédio, montanha, arvore por exemplo,
alinhado com as duas marcas.(bóia e CR)
Corra então a
linha usando esta visada para avaliar o que é certo, esta dentro, nessa linha. Quanto maior, o comprimento,
maior a ilusão que vc esta no curso
correto e não esta. Isso é mais freqüente no meio. (Paul Elvström disse que por causa dessa
ilusão, quando sai no meio da linha, ele
se adianta um meio barco). Se acostumar
a estar na linha e confiar no ponto em
terra. Se não houver pontos de referencia use a bussola para correr a linha.
Encontre a direção do vento aproando numa das extremidades, dentro das linhas,
aproe então ao outro ponto da linha para encontrar sua direção, o rumo. Corra a
linha atento ao rumo bussola e mantenha-se na linha. Corra a linha três vezes ,
olhando para proa e popa varias vezes o tempo todo. Fixando o ponto...
Durante uma das
passagens, marque o tempo de duração de um ponto ao outro. Isso vai te auxiliar
nos momentos finais. É uma boa tarefa para o proeiro com pouco a fazer.
Depois vá
para os laylines da CR e bóia. Vc
deve começar dentro deles, da caixa de saída, e se vc sair próximo a uma das
pontas, os laylines são parte
importantes da sua estratégia. Para fixá-los, coloque-se alguma distancia
abaixo da CR, ( de 30 a 40 segundos) e na orça máxima percorra o layline ou aquilo que vc crê ser o layline, faça o mesmo no
layline da bóia. São os “tiros de arrancada” e se estiver fora, faça de
novo.
Velejadores
top de match race checam os laylines de saída varias vezes antes dos
procedimentos, especialmente aqueles no ponto onde pretendem sair. Isso
exercita a pratica da saída e o que
fazer nos últimos segundos antes da saída. Mais, cada vez que vc aponta na orça
máxima, permite que vc cheque o vento comparando com o ângulo da bussola. Quanto
mais mudar, mais benefícios vc pode ter.
Durante a sua
pesquisa da linha de saída, ponha a proa no vento varias vezes para checar se há inclinação na linha e para verificar a direção
real do vento. Testemunhei em campeonato recente entre campeões que Jud Smith
(?) fez isso mais que qualquer um que já tenha visto.Jud e sua filha Lindsay venceram a regata de abertura e as duas
primeiras do campeonato e eles deram mais “tiros” no layline que todos antes
de cada saída.
Passo 4: Recheque antes da contagem
regressiva
Agora que vc completou
sua pesquisa, vc deve ter bastante entendimento de como funciona a “caixa de saída”
. De uma pequena orçada para ver se alguma coisa mudou. Verifique sua bussola
de novo e tenha certeza que sente o barco confortável para as atuais condições.
Quando aproar no contravento, observe seu ângulo em relação a linha. Visualize
como a flotilha vai ficar depois da saída naquele ângulo e adicione isso no seu
plano final de ação. Seu ângulo de saída da linha deve corresponder ao lado favorável
pesquisado. Se não coincidir é porque ou
rondou o vento ou a CR mexeu na linha.
Vc colheu um
monte de informações e ajustou seu barco para as condições presentes. Agora é
hora de finalizar o plano de ação e fazer uma grande largada. Nos próximos “capítulos”
discutiremos como fazer isso. Mas por hora, vc já pode se sentir conhecedor,
confiante, e pronto para ação!