Histórico









No principio(*) era um galpão vazio cheio de lanchas, foi o então solitário Cavalo Marinho que recebeu nos idos de 2003, vindo do primo rico (Iate) os barcos do Mario, Suzarte, Praça e Dudu (BigBoss) formando a flotilha.

Ao invés de criarmos uma nova flotilha, reavivamos a já existente e abandonada 368 Baía de Guanabara, cuja sede era o I.C.Jardim Guanabara, na ilha do Governador.  
Alguns anos passados, muitos entraram, alguns saíram, conquistas  foram realizadas.
Crescimento, títulos, técnico, apoio, mas o mais importante, um grupo formado, amizades feitas.
E o Cavalo Marinho já não esta mais sozinho.

Do Wikipedia:


  • 1932 - É criada a SCIRA nos EUA. O Clube dos Caiçaras lança a ideia de trazer os desenhos e iniciar a classe no Brasil. Porém com o sucesso da classe Sharpie 12 em outros estados (SP e RS), Dácio Veiga resolve então adotá-lo para a lagoa.
  • 1942 - Fernando Avellar entusiasma-se pela classe, trazida para o ICRJ, e cria a Cooperativa dos Amigos do Snipe de forma a construir 05 barcos necessários para a formação de uma flotilha. Tem início então a construção dos barcos em um galpão em Botafogo que são registrados na SCIRA com os seguintes numerais, nomes e proprietários:
    • 4821 - Jeep de Ayres da Fonseca Costa
    • 4823 - Avenir de Mario Simões
    • 4824 - Barita de Hélio Modesto
    • 4904 - Vida Boa de Fernando Pimentel Duarte
    • 5208 - Minuano de J. F. Mendes
    • 5209 - Xareu de Gontran Maia
    • 5211 - Táu de Otávio Cristiani
Foi então criada a flotilha 159 do Rio de Janeiro no ano de 1942, sediada em um box do ICRJ pertencente a Gastão Fontenelle Pereira de Souza, mas tendo seu registro oficializado na SCIRA somente em Janeiro de 1943.
O primeiro Snipe medido e aprovado pela SCIRA, foi o de numeral 4823 em Janeiro de 1944. O primeiro capitão da flotilha nomeado, foi Ernesto Augusto Borges que tinha o snipe com o numeral 4905. Devido aos seus problemas de ordem particular, e não podendo atuar devidamente, foi então substituído por Fernando Pimentel Duarte.
Entusiasmado pela classe, José Cândido Pimentel Duarte no Clube de Regatas Guanabara promove diversas regatas e campeonatos e encomenda ao Estaleiro Verco (da família Verdier) de São Paulo (já famosa pela construção das Ioles Olímpicas, Sharpie 12 e V20) a construção de alguns Snipes através da SAVEL - Sociedade dos amigos da Vela.
A classe cria um novo ânimo e desenvolve-se bastante passando a ter então os seguintes barcos registrados na flotilha 159 do Rio de Janeiro que englobava o ICRJ, CRG, CC e ICB. Eram os seguintes barcos com seus respectivos numerais e proprietários:
    • 4821 - Jeep - Luis Felipe Cardoso - vendido para Ayres da Fonseca Costa
    • 4823 - Avenir - Jorge Maier - vendido para Ulisses Ribeiro do ICB
    • 4824 - Barita - Helio Modesto - CRG
    • 4825 - Alô - Darke de Matos- ICRJ
    • 4826 - Ley - Carlos Alberto Wanderley- ICRJ
    • 4827 - George Avelino - CRG
    • 4905 - Ernesto Augusto Borges
    • 4906 - Argos - Jurandir Pires- CRG
    • 4909 - Vida Boa - Fernando Pimentel Duarte- CRG
    • 5204 - Círculo das operarias de Jesus
    • 5205 - Jakob Szporn - ICRJ
    • 5206 – All Oop - Antonio Rudge- CC
    • 5207 - Mariola - Mario Simões
    • 5208 - Minuano - Jose F. Mendes - CRG
    • 5209 - Xareu - Gontran Maia - CRG
    • 5210 - Pan - Bruno Hermanny - CRG
    • 5211 - Tau - Otavio Cristiani - CRG
    • 5212 - Eda - Francisco Basílio - CC
    • 5213 - Pipoca - J. Maligo- CRG
    • 5214 - Moleza - Lafayette Thomas
    • 5215 - Pacha - Luiz Otavio da Silva
    • 5273 - Frevo - Wambero Jacome - CRG
    • 5276 - Fortuna - Jacques Levy - CRG
    • 5279 - Simun - J.F. Mendes - CRG
    • 5280 - Simbad - Nelson Duprat - CRG
    • 5281 - Gosh - Ernesto Fellows - CRG
A Flotilha 159 englobava todos os snipes do Rio de Janeiro. Ela foi criada em um box do ICRJ, mas seu desenvolvimento foi feito no CRG por José Candido Pimentel Duarte.