segunda-feira, 26 de outubro de 2015

Posicionamento

Traduzido e imagens copiadas do livro "As chaves da tática", de Marc Bouët , o capitulo Posicionamento auxilia muito na compreensão do jogo das regatas.




Posicionamento

Pode ser definido como o conjunto de decisões relacionadas a posição de um barco em regata em relação a:
- a área do percurso (tabuleiro do jogo)
- aos adversários em geral, a flotilha.
- a um adversário em particular, normalmente àquele com quem disputamos posição na classificação geral.
A regata parece mais um jogo de xadrez que um jogo de dados, de azar: a posição de diferentes peças (barcos) sobre o tabuleiro (área do percurso) responde a princípios precisos que todo regateiro deve conhecer e aplicar com sabedoria.

O posicionamento é um elemento maior da estratégia.
Quanto mais estreito for o tabuleiro, mais importância deve ser dada ao posicionamento.:
-se disputo uma regata de 60 minutos, devemos nos preocupar mais com posicionamento do que numa travessia oceânica.
- quanto mais nos aproximamos da marca ou do layline, mais importância se dará ao posicionamento.
Sempre melhorar a obtenção de informações sobre a área da regata. Assim, para bem nos posicionar, precisamos ter informações e analise permanente sobre:
- o deslocamento do barco no percurso
- situar a flotilha em termos de afastamento lateral em relação a nossa posição  em  percentuais
- os ganhos de vantagem e as eventuais perdas.

O lugar do fator posição
Ordenar os diferentes fatores de uma regata numa boa escala de prioridades em função das situações encontradas é uma das condições de sucesso em regatas.
Esses fatores são:
- a velocidade do barco
- o vento
- fatores locais, marés e correntes..
- posicionamento

Porque se dar a prioridade ao posicionamento

Regra: Na total falta de escolha definida em relação a outros fatores deve-se fazer do posicionamento o fator prioritário.
Podemos dizer de outra forma:
-estamos numa situação de forte certeza, fazer a tática adaptada a situação de quase certeza.
- não temos escolha evidente, estamos em duvida, a situação não é clara, vamos procurar reduzir os riscos  e evitar um posicionamento extremo em relação ao percurso e aos adversários.
Nas regatas devemos estar preparados  para as escolhas de posicionamento:
- antes de chegar no layline; focar como ponto de referencia  2/3 do bordo, 100 m abaixo do layline.
- antes de cruzar um grupo de barcos convergindo.
- antes de cruzar um adversário convergindo.

As Seis Regras de ouro do Posicionamento

Regra 1: Fique por dentro, fique no interior.
>Em relação ao percurso
Sair da área  alonga  a rota, o que devemos evitar a todo custo.
Ir direto a um layline deve ser considerado um risco com poucas chances estatísticas  de valer a pena.
Em todos outros casos, devemos preferir ficar no interior do percurso. Assim, reservamos ainda varias rotas possíveis de chegar na boia.
As vantagens dessa estratégia chamada “Princípio da boia fictícia”, são as seguintes:
- podemos descambar se um adversário camba por cima
- ganhamos daquele(s) que for(am) para o layline e o vento nega.
- ganhamos se o vento for muito viciado e torcer. Vamos num bordo direto pra boia enquanto quem foi para o layline sangra.
Regra: Ficar próximo ao centro do percurso em vez de querer descentrar indo para próximo dos laylines.
>Em relação aos adversários
O principio é não marcar uma perda ao cruzar atrás de um adversário ou um grupo. Especialmente por que iria contra nosso posicionamento no percurso.


Regra: Ficar a sotavento e à frente e não atrás no vento torcido.
  
Regra 2: Limitar o afastamento lateral
Se não houver uma opção tática evidente, reduzir o afastamento lateral em relação à flotilha mais numerosa.
Retardamos a escolha ficando pelo centro e então acompanhamos a flotilha mais numerosa.


Regra: Limitar o afastamento lateral com os adversários, e por consequência, o nível de risco de perda ou ganho se a direção do vento mudar, esse é um dos objetivos permanentes do velejador.

Regra 3: Marcar uma vantagem
Assim que assumimos uma vantagem, devemos imperativamente aplicar esta regra e defender a posição.
Isso implica em evoluir nos deslocamentos em relação ao adversário em função do posicionamento no percurso. (marcação)


Regra: Se posicionar entre o adversário e o objetivo, bóia ou chegada.

 Regra 4:  Jogar o adversário para o lado menor
Para manter uma vantagem estando na posição 5, na frente e sobre a linha do layline, tenho 100% de certeza que estaremos na frente, na boia.
Uma vez que estamos deslocados para um lado do percurso, aplicamos o principio, “ ficar entre o adversário e a próxima marca”, como fazer?
- marcação cerrada para o lado longo. No bordo longo em direção a marca, procuramos desventar o maximo o adversário para força-lo a virar.
- marcação folgada para o lado pequeno. No bordo mais curto, nos colocamos de modo não interferir no seu vento, para incentiva-lo a continuar nele.


Regra: Com vantagem adquirida, fechar o jogo direcionando para o lado mais curto.

 Regra 5 : Ficar próximo ao centro do percurso
Uma vez perdida a vantagem, tendo risco de cruzar atrás de um adversário ou de um grupo de barcos, se estamos mais para fora, tentamos nos aproximar do centro do percurso. É o corolário da regra anterior: evitar me colocar no lado mais curto.

Regra:  em situação de inferioridade, tentar ficar centrado, próximo ao eixo do percurso, não cruzar por trás em direção ao bordo curto.

  
Regra 6 : Navegar em primeiro lugar no bordo mais longo
Se for o caso de percurso fora de eixo ( percurso mal montado ou rondada de vento)  ou com uma corrente  atravessando.

Essas duas situações deformam o quadro do jogo, de uma maneira que não é sempre fácil de ver, como o caso de umas correntes transversais, ou de previsivel rondada de vento. Nesses dois casos devemos:
- navegar no bordo mais longo permite ficar centrado
- navegar no bordo mais curto nos afasta e aproxima muito rápido do layline
Regra: Num tabuleiro deformado, salvo razão contrária evidente, navegar primeiro no bordo mais longo.
Antes do inicio de cada bordo devemos analisar a situação para esse bordo. Se o quadro estiver deformado vamos escolher entre permanecer ou virar rapidamente para o bordo longo.

Os erros mais comuns sobre posicionamento:
Podemos sem duvida ganhar bastantes classificações  ao nos aproximar da boia de barlavento, basta evitar erros frequentes devidos a uma má antecipação e/ou a um mau posicionamento.
- Empilhamento no layline à Be; se escolhemos arribar para passar atrás dos barcos com direito, indo para a parte direita do quadro, afastado do layline perde-se bastante tempo.
- Bloqueio do layline à Bb;  do lado esquerdo do plano d’água, devemos evitar, ao retornar em direção a boia, de voltar a cambar à boreste toda vez que cruzamos um barco com prioridade.

Como evitar a situação dos erros acima
Focar numa regra simples, salvo razão contrária importante:
- Se estiver do lado direito,  cambar e ficar a sotavento do barco com preferência mais do que passar por trás.
- Se estiver do lado esquerdo,  preferir passar por trás do barco com preferência mais do que cambar  e ir junto.

Conclusão
Com um mínimo de rigor e antecipação aplicar essas regras não é difícil, especialmente quando:
A área do percurso se aperta
Estamos em posição dominante
A situação é de incertezas