quarta-feira, 29 de agosto de 2012

Velejando em vento fraco


Em véspera de correr o Mundial Master Espanha, no Mar Menor, cuja média de ventos tenho acompanhado, não passa de 10 nós, fui a procura de artigos e dicas para velejar em vento fraco. 
Encontrei no site da classe e fiz essa livre tradução.
Quem tiver algo a corrigir,  acrescentar, sinta-se a vontade para compartilhar. 
Agradecemos...
[ ]s

http://www.snipe.org/index.php?option=com_content&task=view&id=35&Itemid=1

Dicas para velejar na calmaria - orig. Peter Comette
Primeiro, mais importante, toda hora vc tem que estar no modo suave. Quando o barco perde velocidade devido a um movimento brusco, perde muito tempo para retomar a velocidade máxima.
Segundo, tem que manter seguimento. Isso quer dizer: esqueça orsa e bota para andar. Birutas da buja, barla e sota sempre paralelas.
Deve reduzir a área molhada. Dica de especialista, o timoneiro senta na frente do cockpit, em certos casos, reduz bolina.           Depois, use a gravidade para encher as velas. Somente quando o barco esta realmente se movendo e não há ondas ruins em volta, é que vc deve manter o barco nivelado. Nem mesmo depois de um roll tack. O barco nunca deve se aproximar da vertical. Isto vai te dar maior sensibilidade no leme bem como reduzir ainda mais a área molhada.
Finalmente, as velas tem que ter caimento perfeito. Vc quer que elas fiquem como se tivesse vento de dez a doze nós. Vc não quer a valuma esticada, a barriga muito a frente ou a vela muito cheias. Portanto, vc deve usar o front para induzir curva no mastro o que dará um sag no estai da buja, o que é bom porque induz um shape de buja mais cheio, mais força, com a barriga mais para frente. No entanto, vc não consegue apontar com esse  sag maior na buja, daí que tem que estar atento para não exagerar.
 A regra geral é que quando o proeiro sai da borda e entra no barco, começar a induzir curva puxando o front, dando sag na buja. Se o mar estiver mexido vou induzir menos para ter o grande com mais força e afrouxar um pouco a adriça da buja.
Se estiver liso vou colocar sag na buja só puxando o front.
Sua esteira deve estar bastante cassada no vento fraco tanto com águas lisas como picotadas. A razão é para abrir a valuma em baixo.
Algumas dicas finais que são comumente usadas. Fita cassete para as birutas. Com águas planas e calmas fique sempre de pé procurando pelas rajadas e equilibrando com os pés. Tirar o máximo de roupa possível, um corpo suado percebe as rondadas e rajadas melhor. Ficar o mais abaixado possível e adernar mais quando tem mais ondas. Regule o burro de modo a ficar no ponto mais alto que vc utiliza, assim você pode folgar o grande nas ondas e encalmadas sem perder a curva  superior da valuma.
É importante recordar que paciência e concentração são cruciais nessas circunstancias. Ninguém gosta da situação, mas um grande percentual das velejadas é feita em vento fraco. Os ganhos obtidos no vento fraco são, por vezes, impossível de se reconhecer, mas se você aproveitar os conselhos que foram dados aqui, breve você vai encontrar-se na frente da flotilha!