terça-feira, 25 de setembro de 2007

Porque velejar o Snipe por Carol Newman

Originalmente publicado no Snipe Bulletin, de março1995,
Carol Newman é uma proeira especialista de Snipe e uma contribuinte regular do Snipe Bulletin e da Sailing World e outras publicações de navegação. Ela pode ser vista correndo regatas de Snipe ao redor do país com Ed Adams, Andy Pimental, e Henry Filter.

Pegue qualquer revista recente de navegação que te recordará quantas opções existem de one-design para as regatas recreativas de hoje. O que então, mantém um grupo tão grande de marinheiros de todos os níveis viciados nesse velho com mais de setenta anos ?
As pessoas só permanecerão ativas em uma classe se eles se divertirem nas regatas. E diversão em regata depende de uma combinação de três ingredientes básicos: regata competitiva, festas divertidas, e algo imprevisível que evita aquela sensação chata de você acabar indo a uma repetição de seu filme favorito.

A classe Snipe tem em abundância estes três ingredientes. Flotilhas funcionam com regatas de talentos diversos, fazendo competições em todos os níveis de habilidade.

Aspirantes olímpicos a usam para afiar as suas habilidades táticas, e marinheiros de fim de semana querem ensinar os mais novos a correr bem. A variedade das pessoas e os objetivos das regatas mantém a classe forte e a previne da estagnação.

Não é incomum ter campeões mundiais de outras classes buscando um buraco na linha de saída na classe Snipe. Mas diferentemente das classes mais profissionais, estes mesmos campeões mundiais estarão abertos com conselho para os competidores menos experimentados no bar depois da regata. Uma atmosfera amigável coexiste com uma regata dura, regata após regata. A classe Snipe é onde os marinheiros de faculdade vem para morrer e os campeões mundiais vêm para relaxar. A combinação é de se tirar o chapéu.

Outra vantagem do Snipe é que você pode começar jovem e envelhecer sem deixar de pertencer a classe, mesmo competindo fora da sua faixa etária. Em 1993, no Nacional de EUA, Lucas Diaz, então com 13, foi batido pelo seu avô na disputa do 12º lugar do campeonato. Normalmente há três gerações dos Diaz nas regatas, e está claro no exemplo deles que ter muitos aniversários não significa ter de parar na diversão que o Snipe tem a dar.

Crianças são bem-vindas nas regatas mesmo antes de eles alcançarem a idade de participar, o que mantém os pais ativos. Babysitting é fornecido em muitos eventos, e as crianças de todas as idades brincam com seus futuros adversários em terra enquanto seus pais desfrutam da competição na água.

Mas chega de regatas, e sobre as festas? Novamente, a mistura de idades dá ao social do Snipe um sabor especial. Na flotilha de Cleveland, Ohio, um industrial da área metalúrgica, que viaja ao redor do país para todas as principais regatas da classe criou sua própria produção rebocavel. Um dedicado aficionado construiu uma bolsa térmica, seu kit festas, com bolsos especiais para gelo, copos , latinhas e garrafas.

Assim, as festas são divertidas, e a regatas são altamente competitivas. Essas são duas entre as três razões . Mas, e o imprevisível... bem, a classe Snipe sempre atraiu personalidades fortes, e essa combinação, normalmente conduz a algo memorável. Mas essa é a parte você terá que experimentar.

Apesar das tradições que foram estabelecidas durante anos, nunca parece ser a mesma velha festa. A classe é sólida e largamente difundida, o suficiente para se ter variedades a cada evento. E cada velejador traz em si, a mistura certa de espírito competitivo e social para garantir diversão, tanto fora como dentro d’água.

Se você for um snipista ativo, você sabe o que eu quero dizer. E se você nunca foi a uma regata de Snipe, aproveite a próxima chance que houver ou faça isto acontecer de alguma maneira. É uma experiência que não deve ser perdida.